Fechar
Digite sua busca no campo abaixo e depois aperte Enter

Eu Amo Fazer Artesanato

26 de junho de 2017

Macramê Inspire e Expresse

Essa semana busquei por duas técnicas que gosto bastante, uma delas me acompanha desde adolescente e pelo que vi ela está voltando com tudo. As outras formas de se trabalhar com fios, geralmente paramos no crochê ou tricô mas quero te apresentar inspirações super criativas para você inovar e criar peças diferentes.

Macramê
O nome Macramê significa “nó” e é uma técnica de tecelagem manual, sua origem vem da pré-história onde esses nós eram aplicados em fibras criando objetos ou também era comum usar para se aquecer. O mais interessante dessa técnica, é que independente da espessura da matéria prima, você consegue ver perfeitamente os nós formados com o trabalho dos fios cruzados e presos com as mãos.

Algumas fontes (listei no fim do post) afirmam que o nome veio do árabe “migramah” e que a técnica chegou com os marinheiros que vieram do Oriente Médio mas foi na Europa mais especificamente na Espanha que ela foi aderida e daí se espalhando pelo resto do mundo.

Você pode vê-la aplicada na moda, no artesanato e atualmente está em voga o macramê no design e decoração. Para esses casos, a técnica aplicada de forma “gigante” é a maneira predileta, pois destaca os nós.

Decoração

Cada vez mais a técnica ganha espaço, pode ser na parede em forma de mural, como um suporte para flores mas uma das aplicações que eu mais achei interessante, foi no berço. Ideal para as Mamães que amam fazer artesanato, não é?

Post-1

Foto 1: Macramê Cinza; 2. Pontos básicos; 3. Parede sala de jantar; 4. Berço; 5. Macramê azul e rosa; 6. Luminárias.

Acessórios

Os acessórios em macramê são uma outra opção para quem não abre mão daquele toque artesanal na hora que montar o look. Mais um vez peço para você se atentar na espessura dos fios usados em cada trabalho, pois cada um dá um efeito diferente.

Post-2

Foto 7. Pulseira com porcas; 8. Fone de ouvido; 9. Colar azul; 10. Bolsa em macramê.

Post-3

Foto 11. Pulseiras coloridas; 12. Brincos mini hangers; 13. Top.

Casamento

Para fechar o nosso post, uma outra tendência que vale a pena ficar de olho, é o macramê na decoração de casamentos. As aplicações são muitas, desde o bolo, nas cadeiras e até bouquet. Aproveite as inspirações maravilhosas que encontrei para você! 😀

Post-4

Fotos: Blog Wedding Go Mania.

Não são lindas as referências dessa semana? Você faz macramê também, me conta nos comentários ou pelas redes sociais. Até o próximo post. Me ajudaram a escrever esse post: 
http://www.ranrandesign.com/about-2
http://sentinelasdopago.blogspot.com.br/2010/02/historia-do-macrame-palavra-macrame.html
https://www.nonapedra.com/historia-do-macrame