Anne Galante e Tricô GIGANTE | Artista em Foco

Com a chegada do Inverno, técnicas feitas com lãs e linhas ganham destaque na mídia afinal, se manter quentinho é regra para não passar frio. Mas só o tricô e o crochê não bastam, se você nunca viu, te apresento algumas versões dessas duas técnicas em tamanhos bem diferente. Ficou na dúvida se aquela sua agulha nº6 era grande demais? Calma que você ainda não viu nada, para dar esse efeito ENORME no crochê e tricô, as agulhas de nº 10 ficam pequenas, quer ver só?

TRicô gigante tricot wool giant
Foto: Ohhio

Quando falamos em tricô gigante, os números se tornam pequenos para tamanha grandeza, viu? São agulhas a partir do nº 35 que com novelos de lã natural merino que dão esse efeito gigante. Para saber um pouco mais sobre o processo de produção, conversei com a Anne Galante da marca Srta. Galante, que é designer e artista plástica, trabalha com esse conceito e cria peças gigantes.

agulhas tricot tricô knit yarn big gigante
Anne e suas agulhas gigantes.

Confira na integra o papo que tive com a Anne Galante:

Bruna Abecia: O que te levou a criar peças e a buscar por essas técnicas na versão gigante?
Anne Galante: Eu tenho mania de gigantismo, sempre penso nas coisas maxi. Risos. Quando apareceu uma oportunidade de fazer um toldo gigante de 300kg de corda náutica para a Mostra Black, foi o momento que fui atrás da construção das minhas agulhas novas de tricot gigante, a partir dai, nunca mais parei. No dia 31 de Julho terá uma performance minha no SESC Pompeia para todo mundo ver como funciona, e o pessoal vai poder ficar deitado no tricot gigante enquanto eu tricoto!

 Bruna Abecia: É possível replicar para vestuário ou apenas para peças de decoração?
Anne Galante: Tudo é possível, é só querer! O mais usual é para decor, mas eu adoro golas e gorros maxi por exemplo.

Bruna Abecia: Na internet encontramos muitas referências de fora do Brasil, tenho a impressão de que os materiais são mais difíceis de ser encontrados por aqui. Verdade ou mito?
Anne Galante: Na verdade não é porque é difícil de achar e sim porque é um material muito nobre e caro para comprar por aqui. A maioria das pessoas que fazem posts de ‘giant knit’ usam lã merino, uma lã de muita qualidade e maciez, e por ser super natural ela tem um valor agregado que não é tão acessível para todos. Até porque até a lã acrílica hoje em dia não está barata né?

Bruna Abecia: Em comparação a uma peça no tamanho “tradicional”, em média qual o tempo de produção de alguma peça para decoração por exemplo?
Anne Galante: É muito mais rápido para fazer se você tiver praticando, porque a técnica é diferente, não é igualzinho o tricot tradicional, um ponto do gigante é muitas vezes maior que o comum.

Bruna Abecia: Qual das peças você mais gostou de fazer?
Anne Galante: Se eu falar que gosto de fazer todas vai parecer estranho? Eu acho que cada vez que inventamos uma peça nova, a gente sai da rotina e aprende sempre mais e mais, então gosto de todas, porque em todas eu dediquei meu tempo, minha atenção e meu amor, e em troca elas me deram novos rumos, novas idéias e novas formas.

Aposto que depois de ler um pouco mais sobre a Anne você ficou com vontade de tentar, como ela disse “é só querer” e para te incentivar ainda mais, separei mais algumas imagens. O efeito que cria é bem diferente, chama atenção e se destacam no ambiente. Vale lembrar que também é possível fazer com corda, tecidos de malha ou lycra além é claro, da lã merino.

tricot tricô gigiante big knit corda decor
Foto: divulgação
tricot tricô gigiante big knit corda decor
Foto: Divulgação

Outros exemplos:

manta2 manta gigante tricô tricot knit giant
Foto: Ohhio
giant-super-chunky-wool-knitwear-blankets-anna-mo-7 manta2 manta gigante tricô tricot knit giant
Foto: Anna Mo
giant-super-chunky-wool-knitwear-blankets-anna-mo-13 manta2 manta gigante tricô tricot knit giant
Foto: Anna Mo

Fontes:
Srta. Galante (Anne Galante) – http://www.senoritagalante.com
Ohhio – https://www.etsy.com/pt/listing/289201249/grande-punto-super-chunky-smallmedium?ref=shop_home_active_31
A
nna Mo Look – http://www.boredpanda.com/giant-chunky-knits-anna-mo/
Little Dandelion – http://littledandelion.squarespace.com/gallery/

  • Silvana Bueno de Campos

    Onde vc compra a lã?

    • Bruna Abecia

      Oi Silvana, tudo bem? Peço desculpas pois o wordpress não entregou as respostas e agora consegui ajustar. Em SP conheço a Loja Novelaria e Cia. do Tricô. Beijo!

  • Larissa Marx

    Oi, você vende ? Teria um telefone para contato ?

    • Bruna Abecia

      Oi Larissa, pelo que conheço tem duas lojas de SP que vendem são Novelaria e Cia. do Tricô. Peço desculpas que o wordpress não entregou os comentários desse post. Beijo 🙂

  • Tamalyn Ramine

    Bom dia onde posso comprar essa lã grande e as agulhas? Sou do Rj

    • Oi Tamalyn, infelizmente só conheço lojas físicas em SP mas você pode entrar em contato e ver se eles mandam para o RJ. É a Novelaria e Cia. do Tricô. Beijos!

    • Bruna Abecia

      Oi Tamalyn, peço desculpas pois o wordpress não entregou as respostas do comentários desse post. Infelizmente em RJ eu não conheço, mas talvez alguma dessas lojas em SP (Novelaria e Cia. do Tricô) entregue. Beijo!

  • Bianca Rezende

    onde encontro essa lã? sou de sp

    • Oi Bianca, essa lã merino você encontra na Novelaria ou na Cia. do Tricô. Beijos!

    • Bruna Abecia

      Oi Bianca, peço desculpas pois na época respondi seu comentário mas o wordpress não publicou aqui e agora consegui ajustar isso. Em SP você encontra na Novelaria e na Cia. do Tricô. Beijo!

  • Sueli Gallacci

    Não respondeu nenhuma pergunta das leitoras… Que indelicadeza!

    • Bruna Abecia

      Oi Sueli, respondo pela ferramenta do blog que me apontava a publicação por aqui e depois de alguns comentários, vi que não estava vindo para o post. Peço desculpas e agradeço o comentário pois já consegui ajustar aqui.

  • Carolina Fontana

    Não sei porque faz uma postagem se ignora as perguntas dos leitores! Queria parecer, pronto, já apareceu! Vou procurar respostas com outros profissionais mais educados!

    • Bruna Abecia

      Oi Carolina, peço desculpas mas eu havia respondido pelo o wordpress e não apareceu aqui. Agradeço pelo comentário pois consegui arrumar agora e vou responder novamente, mais uma vez peço desculpa e agradeço pelo comentário, espero que continue por aqui no EAFA.

  • Marcela Bezerra

    Bom dia. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber qual o número da linha do tapete da última foto e se tem número específico de agulha também.

    • Oi Marcela, essa é uma referência da internet mas pelo que conheço desse tipo de tricô gigante é feito com lã merino e com os braços ao invés de agulhas. Nas redes sociais da Anne Galante ela mostra mais também. Beijos!

    • Bruna Abecia

      Oi Marcela, tudo bem? Obrigada por comentar, esse post foi uma entrevista e não falamos especificamente dos materiais necessários. Na página da Anne Galante em todas as redes sociais você vai encontrar informações de cursos, ela tem o material e toda as especificações certinhas. O que posso te adiantar é que a lã é a merino e a agulha está entre 15 e 20. Super beijo!